quinta-feira, 26 de julho de 2012

Apollo 18 A missão proibida - 2011



Título Original: Apollo 18
Ano de lançamento: 2011

Direção: Gonzalo López-Gallego
Roteiro: Brian Miller, Cory GoodmanElenco:
Elenco: Ali Liebert (Nate's Girlfriend)
Andrew Airlie (Mission Control)
Erica Carroll (Karen)
Jan Bos (Lab Tech #2)
Kim Wylie (Laura Anderson)
Kurt Max Runte (Lab Tech #1)
Lloyd Owen (Nate)
Michael Kopsa (Deputy Secretary of Defense)
Noah Wylie (Ryan Anderson)
Ryan Robbins (I) (John Grey)
Warren Christie (Ben Anderson)

Sinopse: O filme explorará as teorias da conspiração sobre a missão espacial Apollo 18, cancelada na década de 1970 pela NASA. A trama, aparentemente, revelará que a missão existiu - e envolveu o resgate de uma nave espacial e corpos alienígenas em colaboração com a União Soviética.




Por Jason



Então gente, vamos falar de podreira?

Ao custo de 5 milhões de dólares (arrecadando quase cinco vezes mais, o que faz dessa bagaça um sucesso), o péssimo "Apollo 18" até que começa prometendo. Supostamente, ele parece tratar de um assunto real - a ideia de que a missão Apollo 18 foi realmente lançada em Dezembro de 1974, mas nunca mais voltou por mistérios até então desconhecidos. Como resultado dessa missão fracassada, os Estados Unidos nunca lançou outra expedição à Lua. 

Parece que o filme vai decolar em algum momento. Há uma tentativa de clima de conspiração envolvendo a Nasa e o governo norte americano, tudo com a desculpa esfarrapada de que foram encontradas imagens e evidências nunca antes reveladas a respeito da missão. Mas aí... 

Bom, aí o filme começa a descer ladeira antes mesmo de subir. O filme se foca em torno de um mistério e um suspense que não conseguem funcionar. Desamparados no deserto lunar, os astronautas começam a suspeitar de que há mais alguém lá além deles - pegadas, uma sonda soviética, cosmonauta morto, sinais de vida extraterrena e falta de comunicação. Ou seja, clichê em cima de clichê.

O ambiente desolado e a claustrofobia poderiam render um filme tenso, cheio de suspense e horror. É o artifício perfeito para se criar um filmaço - pessoas isoladas, em um ambiente que é assustador não apenas em beleza, mas como na sua total ausência de "vida" e de som. A ideia por si só de existência de vida em um ambiente como este já seria aterrorizante.  Falta a direção explorar o ambiente ao máximo para criar no espectador a sensação de total estranhamento e isolamento. Mas o tipo de filmagem escolhido pela direção - câmera na mão, tremendo, andando pra lá e pra cá, estilo de filmagem "improvisado" que mais prejudica do que ajuda - provoca momentos em que é impossível de se entender o que está acontecendo na tela. A direção entende que fazer terror é escurecer a tela completamente e ficar piscando, enquanto os atores resmungam, gritam, ruídos surgem do nada, etc. Não dá medo. Dá ataque de epilepsia.

Outra coisa que incomoda é a falta de drama. Apoiado em atores ruins, é impossível se sentir atraído pelo drama vivido pelos astronautas, principalmente quando um deles é contaminado por uma estranha criatura. Pior: a apresentação dos personagens vem de forma tão idiotizada e chata que a vontade que se tem é de que eles deveria morrer mesmo antes de embarcar rumo a lua. Apollo 18 poderia render algo interessante, baseado em uma temática e um assunto que por si só despertaria uma boa conversa e um debate pós filme, mas a falta de competência dos envolvidos acabam atirando no lixo qualquer possibilidade de coisa boa. 

Há uma cena perfeita: lá pelo final, com um dos astronautas atacado até a morte pelo "mistério" do filme todo - criaturas que parecem aracnídeos com cascos duros feito pedras, com fome de cardumes de piranhas. O astronauta devorado por essas coisas fofas acaba provocando um acidente fatal. Perfeita porque quem chegou até ele, sentiu o filme cuspir na cara do espectador e o chamar de idiota. Não era o que queriam os responsáveis por essa bomba, afinal?

Um dedo médio bem grande pra eles.



Cotação : 0/5

Chuta que é macumba pesada!!!

TRAILER






Um comentário:

  1. adorei esse filme por que 1 eles fizeram o otimo trabalho fazendo esse filme e 2 esse filme foi muito interessante disse tudo quer nois nao sabia entao eu dou 10 ESTRELAS MUITO BOM.....

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...