sábado, 21 de julho de 2012

Trilha Sonora - O náufrago (2000)



Alan Silvestri é o responsável por criar o tema marcante de "De volta para o futuro" e a trilha sonora de "O predador". O compositor já recebeu nomeações ao Oscar para Melhor Trilha Sonora pela ótima trilha de "Forrest Gump" e o de Melhor Canção com "Believe" de "O Expresso Polar", além de dois Grammys para a música de "O náufrago", a qual apresentamos aqui, e pela canção "Believe" mais uma vez, por "O Expresso Polar", filme realizado em captura de movimentos por Robert Zemeckis.

Vivo uma relação de amor e de ódio com o compositor. Às vezes ele acerta, e muito, como no caso das trilhas citadas acima ou na bela - e enorme - trilha sonora de "Contato" - na minha humilde opinião uma das melhores que já existiram (a faixa "End Credits" é uma coisa absurda de emocionante). Às vezes ele se arrisca em trabalhos medianos, como a trilha de "Capitão América", que, igualmente ao filme, falta algo nela. Mas Silvestri é arroz de festa e a sua carreira inclui também coisas sem inspiração como "O segredo do abismo", "Super Mario Bros, o filme", "Vulcano, a fúria", "O retorno da Múmia", "Identidade", "Uma noite no museu" e uma série de outros filmes que nem vale a pena citar, cujas trilhas sonoras são tão ruins quanto aqueles filmes das quais se originaram. Recentemente, o trabalho de Alan Silvestri pode ser conferido no filme "Os Vingadores"

Bom, vamos lá: 

"O náufrago" foi mais um sucesso de bilheteria na carreira de Tom Hanks, e aqui Silvestri faz um trabalho simples e inspiradíssimo. São ao todo sete faixas, cujo tema principal soa constante em todas elas. A falta de mais faixas é devido ao uso da trilha apenas em alguns momentos do filme, uma opção do diretor Zemeckis para enfatizar a solidão e o drama do personagem de Hanks na projeção. 

Zemeckis acreditava que o uso de trilha sonora comprometeria a sensação de isolamento do personagem na ilha deserta, em que era mais necessário o uso de efeitos sonoros - e a falta deles - do que de música para reforçar a ideia de ausência quase que total de vida animal no lugar. Note que o filme não é pontuado por nenhuma trilha sonora até o momento em que o personagem tenta sair da ilha em uma jangada improvisada, o que faz de "O náufrago" não só um filme diferente dos outros dramas em que a produção apela para músicas lacrimejantes, como também uma trilha sonora ímpar em que o mesmo tema parece se repetir - com pontuações e uso de instrumentos um tanto diferentes - pelas faixas. 

No entanto, há uma peça de um coral russo ouvida perto do início do filme que não foi composta ou mesmo gravada por Silvestri, de modo que não aparece na lista de faixas da trilha sonora do filme. É uma canção tradicional russa escrita por Lev Knipper chamada de "Oh, My Field" ("Polyushko, Polye") e está disponível em várias coleções de hinos russos.

Chore, relembrando o filme, na cena em que a bola de vôlei a quem o personagem deu um nome, começa a boiar para longe de sua jangada improvisada com "Wilson, I'm sorry". O encontro do personagem com o amor da vida dele vem em "Drive to Kelly's". A percepção de que muita coisa mudou na vida dos personagens; a sensação de que, muitas vezes, por amor, é preciso fazer o maior dos sacrifícios como deixar para trás o passado e com ele a pessoa amada - para olhar adiante e seguir em frente - vem em "Love of my life", "What the tide could bring" e "Crossroads" respectivamente

Por fim, a trilha resulta exercício brilhante de drama e amor, simples e eficiente.

Faixas:

"Cast Away" – 3:44
"Wilson, I'm Sorry" – 1:39
"Drive to Kelly's" – 3:54
"Love of My Life" – 1:47
"What the Tide Could Bring" – 3:39
"Crossroads" – 2:08
"End Credits" – 7:29


Em tempo: há vários links na net para download da trilha sonora do filme, mas a maioria deles vem acompanhada com temas conhecidos de Alan Silvestri, como da trilogia "De volta para o futuro", sem as faixas citadas acima. A trilha pode ser baixada através desse link disponibilizado na net aqui!



2 comentários:

  1. Olá, poderia disponibilizar a trilha sonora novamente? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por compartilhar, seu blog já está nos meus favoritos. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...