sexta-feira, 13 de julho de 2012

Trilha Sonora - Prometheus (2012)



E chegamos ao segundo post de trilhas sonoras, trazendo a trilha do filme Prometheus.

Foi-se o tempo em que a série Alien oferecia trilhas sonoras empolgantes e com temas marcantes. O próprio tema do filme original de 1979, criado pelo mestre Jerry Goldsmith era por si só aterrorizante, misterioso, e ao mesmo tempo sensível, o tipo de melodia que gruda na mente do espectador e que parece mesclada completamente ao ambiente insólito, hostil, belo e solitário do espaço em que a trama se passa. Em Aliens, James Horner injetou adrenalina, com temas militares e de suspense e ação que, reconhecidamente, ganharam indicações ao Oscar. 

No terceiro filme, Elliot Goldenthal criou nada mais nada menos do que a melhor faixa para toda a série, a brilhante e emocionante "Adagio", que surge ao fundo numa das cenas mais antológicas do cinema e uma das mais lembradas pelo público: o suicídio de Ripley, de braços abertos, numa caldeira gigante.

Não vamos comentar o quarto filme da série, cuja trilha é uma das mais fracas e menos inspiradas, nem as aberrações AVP e AVP 2. Agora em 2012 temos o filme Prometheus, que apesar de terem vendido como uma aventura espacial com DNA de Alien e não como uma "prequel", acabou aos olhos do público como uma "prequel da prequel". Ou seja, embora o alien não apareça na tela como o conhecemos, é um filme que conta uma trama anterior a uma possível trama anterior de Alien (deu nó?), queira o diretor, os produtores, a FOX, Jesus Cristo ou você mesmo.

O que temos aqui é um exemplo de trilha sonora que funciona bem no filme, não há o que se queixar dela enquanto se assiste Prometheus. Tensa, tenebrosa, misteriosa, a trilha de Marc Streintenfeld (tropecei nesse nome, gente....) cumpre bem o seu papel. Não acredito, porém, que ela resista fora do filme. É o tipo de trilha que não marca, não arrebata.

Gostei de "A planet", logo na abertura. Achei dramática. Pulando as faixas - elas me soaram desinteressantes -, encontrei a "Life", a mais bela de todas, mais melódica. De uma forma estranha, me vi assistindo "2001 uma odisseia no espaço" ou "2010 o ano em que faremos contato" em algum ponto de minha vida - não lembro o motivo - ao ouvi-la. Na trilha, ela está sendo creditada como de autoria de Harry Gregson Williams.

Em seguida, a "Weyland" também vale a pena conferir - nos remete aos bons momentos da série, percebam - principalmente em "Aliens" e a estação espacial em que Ripley desperta depois de um sono de 57 anos. "We were right" recapitula o tema apostado em "Life", de uma maneira mais sombria, mas ainda assim eficiente - o compositor deveria apostar nele. Funciona como gancho para a boa "Earth", música que é a cara das trilhas sonoras de comercial de banco (feche os olhos ouvindo e imagine uma propaganda do Itaú). Voltamos ao drama com "Small Beginnings" e ao tema de "Alien - o oitavo passageiro" com a faixa "Friend from the past". Por fim, "Collision", dá um último suspiro de inventividade com seu emocionante final - mas é pouco.

Ao todo, 8 faixas me cativaram. O resto da trilha - enorme, com 25 faixas - me pareceu genérico de filmes de ação, horror e suspense que volta e meia aparecem nos cinemas. É uma trilha pesada, obscura e sem a personalidade da trilogia Alien. Mais sorte da próxima vez.

Em tempo: o compositor é alemão e trabalhou como assistente musical de Hans Zimmer. Não sei se isso pode ter gerado uma influência, mas curiosamente vi o pior de Zimmer nesta trilha (a quase ausência de repetições de um único tema em várias faixas, o que tornam uma trilha com personalidade bem definida). Ele já foi indicado ao Bafta pelo filme "American Gangster", de 2007, e vem sendo uma aposta de Ridley Scott, sendo cada vez mais presente nos trabalhos do diretor.

Segue a lista de faixas:

1. A Planet
2. Going In
3. Engineers
4. Life*
5. Weyland
6. Discovery
7. Not Human
8. Too Close
9. Try Harder
10. David
11. Hammerpede
12. We were right
13. Earth
14. Infected
15. Hyper Sleep
16. Small Beginnings
17. Hello Mommy
18. Friend From The Past
19. Dazed
20. Space Jockey
21. Collision
22. Debris
23. Planting the Seed
24. Invitation
25. Birth


Se você se interessou, você pode baixar a trilha por aqui e conferir com seus próprios ouvidos!

http://trilhadosfilmes.blogspot.com/

Até a próxima! ;)

6 comentários:

  1. Ótimo filme, mesmo sendo o remake do Alien... assisti na pré-estreia em 3D.

    F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, F!

      Meu obrigado pelo seu comentário!

      Abraços!

      Excluir
  2. Grande review!!!Nao achei na web uma analise tao bem feita das trilhas sonoras com encontro aqui!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marcelo!

    Desculpa a demora em responder!

    Agradeço pelo comentário! Muito obrigado mesmo!

    Abraços! =D

    Tia Rá

    ResponderExcluir
  4. Cara qual o nome da music do trailer q é uma musica meio de terror um sonzinho no fundo de arrepiar

    ResponderExcluir
  5. É uma musica q mostra no meio do trailer se VC saber o nome me ajudaria muito

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...