terça-feira, 28 de agosto de 2012

Enigmas de um Crime - 2008 (Oxford Murders, 2008)




Título Original: Oxford Murders
Ano: 2008
Direção: Alex de la Iglesia
Roteiro: Alex de la Iglesia,  Jorge Guerricaechevarría (roteiro), Guillermo Martínez (romance)
Elenco: Elijah Wood, John Hurt, Leonor Watling, Julie Cox, Jim Carter, Alex Cox, Dominique Pinon, Anna Massey.
Sinopse: Uma série de assassinatos assombram Oxford ultimamente e a esperança dos moradores da região estão com dois homens: Arthur Seldom (John Hurt), um prestigiado professor de lógica, e Martin (Elijah Wood), um jovem estudante que acabara de chegar à universidade na expectativa de estudar com o professor. Ao que tudo indica, os crimes estão ligados por códigos, estranhos símbolos e números matemáticos. Professor e estudante juntam suas habilidades para desvendar o mistério e montar esse difícil quebra-cabeças. Na medida que Martin chega perto da verdade, aumenta a sensação de insegurança e incompreensão com o mundo ao seu redor.

Por Lady Rá

Sabe quando você assiste à um filme que tem um plot bacana, roteiro arrumadinho, um diretor competente, elenco talentoso e dedicado, boa fotografia,  boa direção de arte, trilha sonora adequada, ou seja, tem TUDO pra dar certo, mas você fica com a sensação de que algo não se encaixou ali? Essa é a sensação que eu tive assistindo Enigmas de um crime! Primeiro eu tenho que dizer que este filme foi aguardado por mim com muita ansiedade, porque eu sou fã do ator Elijah Wood desde sempre, muito antes de ele sonhar em aparecer em O senhor dos anéis. E o mais curioso é que... um dos maiores problemas do filme está justamente nele (!).

Enigmas de um Crime acompanha a história de um estudante americano chamado Martin (o filme é baseado em um livro, que eu ainda não li e o estudante era argentino), que chega a Oxford para fazer sua pós-graduação com o renomado professor Arthur Seldom. Mas tão logo ele chega e já se vê envolvido em um crime bárbaro, ao encontrar o corpo da senhora que lhe alugava um quarto, e na cena do crime ele encontra um símbolo. Outros assassinatos ocorrem da mesma forma. Então Martin e Seldom tentam decifrar os códigos no intuito de descobrir o assassino e evitar que outros crimes aconteçam.

Muitos comparam o livro Crímenes Imperceptibles de Guillermo Martínez, no qual o roteiro foi baseado às obras de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, o a adaptação parece não decepcionar nesse sentido. Como um filme isolado, digo que não decepciona. A direção de Alex de la Iglesia é segura e consegue causar um clima de suspense, porém nos momentos em que tem que criar um clima explosivo, isso não acontece e o filme termina como um suspense morno, sem empolgar. Embora o desfecho seja satisfatório. Não há o que reclamar da produção nos detalhes técnicos, a fotografia (especialmente nas cenas noturnas) e a montagem contribuem bastante, assim como a trilha sonora. E o diretor se aproveita ao máximo de todos os detalhes.

Porém o filme peca mais pela escolha do elenco, não que os atores sejam ruins, são todos talentosos, mas sua química em cena é praticamente nula. Elijah Wood é um ator de forte potencial dramático, porém com seu físico de um adolescente não convence como Martin, um brilhante estudante de matemática, que deveria ser atraente e sedutor, visto que é alvo da paixão de duas mulheres, sendo que uma delas, Lorna, é interpretada pela maravilhosa Leonor Watling. As cenas de romance e sexo entre Elijah e a atriz espanhola chegam a constranger (tem uma cena específica que me deixou sem vontade de comer macarrão por um bom tempo). Também não são muito convincentes os confrontos entre Martin e Arthur Seldom que é vivido por John Hurt, que rivalizam pela inteligência e pelo amor de Lorna. É um triângulo amoroso bizarro.

No fim das contas, é um filme interessante para quem gosta de desvendar mistérios, porém eu esperava mais.

Cotação: 2/5

Lady Rá prefere ver Elijah Wood interpretando personagens insanos com o Kevin de Sin City.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...