domingo, 18 de novembro de 2012

Tá chovendo Hambúrguer (2009)




Título Original: Cloudy With A Chance Of Meatballs
Ano: 2009
Direção: Chris Miller, Phil Lord
Roteiro: Phil Lord e Chris Miller, baseado em livro de Judi Barrett e Ron Barrett
Elenco de vozes: Bill Hader, Anna Farris, Bruce Campbell, James Caan.
Sinopse: Flint Lockwood (Bill Hader) é um jovem cientista que sonha criar algo que faça com que seja reconhecido pela população de Boca Grande, uma pequena ilha no Atlântico. Um dia ele consegue descobrir uma forma de transformar água em comida, só que precisa de bastante eletricidade para colocá-la em funcionamento. Ao tentar usar a energia da geradora local, ele perde o controle da invenção e ela ruma para o céu. Para piorar, a confusão que ele cria destroi um parque de diversões, o grande trunfo do prefeito Shelbourne (Bruce Campbell) para melhorar a economia local. Flint acredita ter perdido a máquina, mas repentinamente começa a chover hambúrgueres em toda a cidade. Com o apoio de Sam Sparks (Anna Farris), uma estagiária de jornalismo que foi enviada à ilha para ser a nova "garota do tempo", Flint logo vira uma celebridade local.

Por Lady Rá

Ta chovendo Hambúrguer é um daqueles filmes de animação que tem elementos essenciais para agradar qualquer criança: uma história divertida, de amadurecimento e superação, amor, amizade, heroísmo e uma lição de vida no final. E como bônus tem o diferencial de ter como protagonista da história, um inventor que cria uma máquina capaz de fazer chover comida na cidade. Flint Lockwood, é um jovem inventor que vive numa cidadezinha litorânia em que a maior fonte de renda dos habitantes é a pesca de sardinha. Flint sempre foi o nerd da escola e motivo de piada entre os colegas. Seu pai, não acredita que ele possa se tornar um inventor reconhecido e acha que o melhor é que o filho o ajude na loja de sardinhas. Um dia Flint cria uma máquina capaz de criar comida a partir da água e por acidente a máquina vai parar no céu e assim, passa a chover hambúrguer na cidade. Assim, Flint se torna famoso e querido na cidade, por ser capaz de fazer chover qualquer tipo de comida, até mesmo nevar sorvete. A invenção de Flint desperta o interesse do ganancioso prefeito que não mede esforços para fazer a cidade crescer.

Como toda bela história, é claro que uma hora essa invenção maluca de Flint vai ter problemas e vai chegar o momento em que Flint terá que provar seu valor. Neste sentido, Ta chovendo hambúrguer não apresenta nada de novo em termos de estrutura narrativa. Assim como os tipos de personagens são comuns a este tipo de produção: o gênio incompreendido, o pai aparentemente distante, a garota ideal, o colega de escola valentão e babaca, o alívio cômico, etc. Porém, ainda que Ta chovendo hambúrguer trabalhe em cima do básico, o filme encanta pela carisma de seu protagonista, que é um tipo de personagem com quem o público sempre pode se identificar e é criativo ao apresentar um elemento que mexe com a imaginação de todas as crianças, ou mesmo dos adultos, afinal, todos  nós fomos crianças um dia. Imagine viver em um lugar onde é chove hambúrguer e todos os tipos de guloseimas. Um dos momentos mais divertidos, aliás, é quando Flint faz nevar sorvete. É como materializar todos os sonhos infantis.

Ta chovendo hambúrguer é o tipo de filme maluco, divertido e que enche os olhos, com suas chuvas de comida. A animação produzida pela Sony Pictures Animation não é um primor técnico como as produções da Pixar ou da Dreamwrks, mas não deixa de ser visualmente intrigante em alguns momentos, com suas avalanches de comida, um tornado feito de espaguete ou uma casa feita de gelatina. E o colorido de toda a comilança proporcionada por Flint em contrapondo o ambiente opaco e sem graça de quando a cidade vivia da pesca de sardinha, acaba funcionando de forma metafórica. Um ótimo passatempo para se assistir em família  e, no fim das contas, sempre fica a lição para as crianças de que a ganância e os atos irresponsáveis não levam a nada. E que querer provar seu valor para os outros não adianta nada quando você não se aceita da maneira que é.

Cotação: 4/5

Bem divertido!

O filme está disponível no youtube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...