sábado, 3 de novembro de 2012

Top 10 – Cenas favoritas da Lady Rá.



(que TOP 10 narcisista, não acham? =D)

Hi everyone! Hoje o Top 10 é exclusivamente meu, a bruxa da minha irmã Ravenna Jason foi dar uma voltinha no inferno para espairecer recomendações médicas, a pessoa vai chegando numa certa idade... sabe com é?, e minha filha Hanni está brincando com os frascos de enxofre da tia. Enfim, hoje estou forever alone nesse antro blog.

O assunto desse post são cenas marcantes.  Sabe quando você assiste a um filme e uma cena especial causa orgasmos mexe com você? Pois é, hoje eu preparei para vocês uma listinha de dez cenas memoráveis do cinema. Eu gosto muito de cenas épicas e grandiosas, mas também gosto de cenas intimistas, em que não é preciso fazer muito malabarismo para que o telespectador possa sentir o que a cena intenciona mostrar. Não pretendo aqui, falar de cenas de marcaram época, uma era, uma geração e o cacete, pois se trata de uma lista pessoal, portanto, se sentirem falta de alguma cena, fiquem a vontade para comentar e dizer quais são suas preferidas, essas são as minhas. ;-)

Obs: A lista contém spoilers

1 - Juramento de Scarlett O’Hara - E o vento levou ... (1939)



Como diria minha irmã, Scarlett O’Hara é vida, é amor, é  paixão... Ok, parei com a cafonice. Mas enfim, Scarlett é uma das maiores, se não a major DIVA do cinema.  Interpretada pela incrível por ela eu jogava no outro time Vivien Leigh. Quem não se arrepiou com a cena do juramento de Scarlett? Aquela cena em que, após finalmente retornar a Tara, ela encontra sua família doente, seu lar devastado, as plantações queimadas. Faminta, cansada, arrasada, Scarlett procura algum alimento na horta da fazenda e tenta devorar uma cenoura apodrecida e suja de terra. Neste momento ela  faz o juramento:

“Com Deus por testemunha... com Deus por testemunha, não vão me derrotar. Eu vou sobreviver a isso. E quando passar, nunca mais sentirei fome! Nem eu nem minha família. Mesmo que eu minta, roube, trapaceie ou mate. Com Deus por testemunha, nunca mais passarei fome!

Sensacional.

2 – Corrida de Bigas – Ben Hur (1959)



Ben Hur é o épico dos épicos.  Não dá pra descrever a emoção. Só vendo! Então veja Ben Hur e repare cena da corrida em que Judah enfrenta Messala. Ben Hur é um filme que não deve nada as superproduções de hoje, com todos os recursos tecnológicos.  Amor eterno!!!



3 – Stanley Kowalski chamando por Stella – Um Bonde Chamado Desejo.



Outro clássico estrelado por Vivien Leigh, que divide a tela com o maior ícone do cinema, Marlon Brando. Alguém aí duvida que Brando é o maior ícone do cinema, minha gente? E o protagonista da melhor cena é justo ele. Como esquecer a cena emblemática em que Stanley grita desesperadamente por Stella quando esta lhe expulsa de casa? Por um motivo que não contarei, é claro. Sim, eu avisei que tinha spoiler, mas esse aqui seria grande demais, rs. A interpretação de Brando neste filme foi um marco na história do cinema, pois ele quebrou paradigmas no que diz respeito a técnicas de interpretação. Rubens Ewald Filho explica melhor.


4 – Batalha nos Campos de Pelenor – O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)



Um verdadeiro clássico moderno. O senhor dos anéis, a trilogia, é repleta de cenas marcantes. Mas essa deixou a Lady Rá arrepiada até nos cílios postiços. Começando pela chegada do exército de Rohan atendendo ao chamado de Gondor. O discurso do Rei Theoden até o ápice da batalha. Lindo, lindo, lindo! Épico!

5 –A cena da água em uma vilazinha no deserto - Ben Hur (1959)



Não pretendo discutir religião aqui, cada um tem sua crença e todos devemos respeitar não é mesmo? Mas sendo cristão ou não, não há como não se arrepiar com aquela cena em que Judah é levado pelo deserto como escravo e os feitores param em uma vila para beber água. Eles exigem água para eles e para os cavalos e por último permitem que alguns dos escravos bebam. Mas como Judah era muito altivo o feitor não permite que ele receba água. Então, um homem de cabelos compridos e vestindo uma túnica dá água para Judah, o feitor tenta castigar o homem, mas ao olhar em seus olhos, ele desiste. É de uma beleza ímpar.

6 – Sam carrega Frodo – O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)



Outra vez a maravilha comandada por Peter Jackson, uma pequena cena, onde uma única frase é capaz de traduzir toda a beleza da história. Em Mordor, quando Frodo está praticamente sucumbindo ao poder do Um Anel, sem forças para prosseguir rumo à Montanha da Perdição, eis que Sam (diga-se de passagem, um dos melhores personagens da história), que esteve pronto a ajudar seu mestre em todos os momentos diz, enquanto levanta Frodo do chão e o coloca em suas costas:

“Eu não posso carregá-lo pelo senhor, mas posso carregar o senhor”.

Lindo! Sem mais!

7 – O treinamento de Rocky Balboa seguido pela subida na escada – Rocky: Um lutador (1975)



Clássico, clássico, clássico. A luta pela realização de um grande sonho, história universal que sempre encanta a todos.  A bela seqüência em que Rocky treina duro com seus parcos recursos, a corrida pelas ruas da Filadéfia, até a famosa subida na escadaria, ao som da super clássica Gonna Fly Now de Bill Conti. Precisa dizer mais?

8 – A cena do sinal de trânsito – As pontes de Madison (1995)



Esse belíssimo romance estrelado por Meryl Streep e Clint Eastwood, também possui uma das cenas mais interessantes que Lady Rá já viu. Não é uma cena épica, mas ela chama atenção justamente por sua simplicidade. Uma mulher está na caminhonete com o marido parada num sinal de trânsito e seu grande amor está em outro veículo a frente. É a sua ultima chance de viver esse amor. Quando ela coloca a mão na maçaneta, juro que quase tive um AVC. Como a história é contada pelo ponto de vista da personagem da Meryl, é mostrada apenas sua reação dentro do carro. Show de interpretação da Meryl e um show de direção do Clint. Lindo!

9 – Andy Dufresne saindo do cano de esgoto – Um sonho de liberdade



Não dá pra falar muito, o cara passou quase vinte anos preso por um crime que não cometeu. Ele arquitetou um plano por todos aqueles anos. Rasteja por 500m dentro um de cano cheio de merda de esgoto. É algo impensável. Na cena em que Andy abre os braços na chuva e deixa que a água lave seu corpo, ele lava também a alma, deixando que a água carregue para longe toda o sofrimento que enfrentou por todos aqueles anos. LIN-DO!


10 – O encontro entre Wladyslaw Szpilman e o soldado alemão – O pianista



Jason já falou sobre esse belíssimo filme, que é a menina dos olhos de toda a família Rá. 

"Como nos conta Polanski, neste que é sem dúvidas um dos melhores filmes da sua carreira, a arte em "O pianista" é capaz de salvar e de unir pessoas com ideais completamente diferentes entre si no centro do mais puro caos. É capaz também de se transformar na identidade de um ser humano e naquilo que separa os homensde monstros."

E isso se resume naquela cena em que um soldado alemão encontra Wladyslaw escondido, em seu esconderijo. Polanski, seu lindo, I love you!

*******************

Essas são algumas das cenas que Lady Rá gosta, claro tem muuuuuuitas outras, futuramente comentarei aqui! =D

3 comentários:

  1. Assisti recentemente a Ben Hur (não poderia deixar de ver esse filme antes do mundo acabar) e realmente, não deve nada para os épicos modernos! Que filme fodão!!! Torci na corrida de bigas feito um moleque assistindo Formula Um nos anos 90! As cenas envolvendo um certo judeu ficaram lindas, principalmente pelo diretor não mostrar seu rosto em momento algum. Genial *-*

    ResponderExcluir
  2. Mas não é? Essas cenas são lindas, e marcam mesmo. É de impressionar. Vi Ben Hur há alguns bons anos, sem conhecer nada sobre o filme e juro que fiquei em choque com essa cena "de um certo judeu". E quanto a cena da corrida, realmente, também fiquei torcendo dessa forma. Obrigada por acessar e comentar, Fábio. Volte sempre! :)

    ResponderExcluir
  3. Não troco nenhum filme épico antigo pelos modernos!!! As cenas mencionadas por ti realmente são marcantes.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...