quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Trovão Tropical (2008)




Título original: Tropic Thunder
Ano: 2008
Direção: Ben Stiller
Roteiro: Ben Stiller, Justin Theroux e Etan Cohen
Elenco: Ben Stiller, Robert Downey Jr, Jack Black, Nick Nolte, Steve Coogan, Jay Baruchel.
Sinopse: Depois que custos elevados - e egos inflados - ameaçam acabar com a produção do maior filme de guerra da história, o frustrado diretor do projeto se recusa a parar de gravar, levando seu elenco para dentro da selva do sudeste asiático em busca de "mais realismo".Sem assistentes, comitivas ou telefones celulares, o elenco logo se depara com um real e perigoso bando de traficantes de drogas. Confundindo os atores com agentes do Departamento Antidrogas Americano, eles resolvem capturar os "invasores".

Por Lady Rá

Uma das grandes questões a serem decifrados pela ciência é: como um ator totalmente inexpressivo e absolutamente sem graça como Ben Stiller consegue fazer sucesso? É sério, isso é caso para estudo científico, renderia ótimas teses de doutorado.  Bem, mas estou aqui para comentar este filme que foi um grande sucesso em 2008, a comédia Trovão Tropical, que satiriza os filmes de guerra e faz críticas a Hollywood. Aqui temos uma trama em que astros de hollywood tentam fazer um filme sobre Guerra no Vietnã. Porém, eles não conseguem se entender e o diretor acaba estourando o orçamento. Para salvar o filme, a produção resolve colocá-los em uma situação de guerra de verdade (ou quase), mas eles acabam se envolvendo em problemas com traficantes locais. E precisam se virar nos trinta para salvarem suas vidas.

Sobe:

A ideia de fazer críticas ao “sistema” hollywoodiano me agrada bastante, gosto de produções corajosas que colocam o dedo na ferida e se fazem isso com humor, é muito melhor e eles até tentam, mas o resultado comentarei mais adiante.

Robert Downey Jr é quem rouba a cena e torna o filme no mínimo assistível. Ele vive um ator australiano vencedor de cinco oscars. Loiro e de olhos azuis, o astro é conhecido por entrar totalmente no personagem, ele inclusive passa por um processo de transformação para ficar negro. O personagem poderia facilmente se tornar caricato, mas Downey lhe confere humanidade. Alias, uma sacada interessante é brincar com a forma como os personagens negros costumam ser estereotipados em muitas produções hollywoodianas. Há também uma participação divertida de Tom Cruise, calvo e gordo, praticamente irreconhecível.

Além disso, o que funciona em Trovão Tropical são algumas piadas com o mundo hollywodiano, mas que provavelmente atingem só o público ligado ao cinema. O terceiro ato é até divertido em certos momentos, porque brinca com os exageros dos de filmes de ação. Além de ter uma fotografia bacana. Como diretor Stiller consegue criar um climão de filmes de ação/guerra, estilo Rambo, em versão humorística, é claro.

Desce:

Eu disse que a ideia de fazer um filme crítico, que consegue ser inteligente e divertido, me agrada muito, mas não é o que acontece aqui. O que se vê em Trovão Tropical é uma desculpa esfarrapada de satirizar determinado tema para fazer um filme onde a cada três palavras ditas, uma delas é de baixo calão, não que isso me incomode, mas há muito exagero. Além de colocar astros de Hollywood em situações ridículas.

Logo no início percebemos que se trata de humor caricato, com a abertura que mostra trailers de filmes estrelados pelos astros do filme que é produzido na história. Depois saberemos que estes astros estão estrelando um filme de guerra, que está custando a sair, até que os atores são colocados na selva, numa espécie de Reality Show, na tentativa de criar um filme de guerra totalmente realista.  O roteiro escrito a seis mãos (duas delas de Stiller) é uma bagunça, com uma trama boba e mal desenvolvida, além das piadas sofríveis. Não é engraçado ver Jack Black de sunga, enfiando a mão lá dentro tentando tirar uma arma, como não tem graça Ben Stiller tentando imitar uma pessoa com sofrimento mental, não existe a menor graça ouvir homens dizendo “porra” a cada cinco segundos.

Ben Stiller vive um astro de ação em decadência, uma paródia de Sylvester Stallone, mas sinceramente Stallone tem muito mais estofo dramático. Ele é incapaz de ser expressivo e jamais é engraçado. Ciência, por favor, me explique o sucesso desse cara? Jack Black fazendo as caretas de sempre e passando por situações constrangedoras como um astro viciado em drogas. Provavelmente o cachê deve ter valido a pena. Não mencionarei o moleque que colocaram como chefe dos traficantes, mesmo para um filme desse tipo, é patético.

Resumo da ópera:

No geral, Trovão Tropical é uma comédia cheias de piadas de gosto duvidoso e completamente esquecível, há quem goste pelo lado crítico, e eu respeito, mas há maneiras mais inteligentes e muito mais divertidas de transgredir.

Nota: 2/5

Próximo!


Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...