terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Alvin e os Esquilos – A trilogia (2007, 2009, 2011)




Título Original: Alvin and the Chipmunks, Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel, Alvin and the Chipmunks 3: Chipwrecked
Ano: 2007, 2009, 2011.
Elenco: Jason Lee (Dave), David Cross (Ian)
Mais informações: Filme 1, Filme 2, Filme 3

Por Lady Rá


Você, leitor, deve estar de perguntando porque Lady Rá resolveu comentar a trilogia dos esquilinhos cantores de uma só vez, em vez de fazer um post para cada filme. E a Lady responde: sabe o que é, caro leitor? A trilogia não é um “O senhor  dos anéis” da vida, em que a análise cada filme caberia em uma tese de doutorado. Pelo contrário, os três filmes são uma bobagem inofensiva, parecem mais episódios de seriado. O fato é que eu, Lady Rá, mesmo sendo a mais boazinha, doce e amorosa deste blog, jamais me meteria a assistir esses filmes pro conta própria. A verdade é que eu via os comerciais de TV e sentia até azia com aquela voz irritante dos bichinhos. Mas um belo dia, uma parente distante, com idade mental de 3 anos, apareceu no meu castelo com esses filmes e dizendo que eram uma gracinha. Lady Rá sem NADA para fazer foi conferir. E não é que eu curti a bagaça???


Calma, vamos por partes. Usando meu senso crítico, eu devo lhes dizer que os três filmes são bobinhos, infantis, apresentam um fiapinho de trama vagabunda e recheada de clichês. Ignore o fato de que nos filmes, os protagonistas são esquilos que cantam e dançam no mundo real, ignore o excesso de bobagens e seja feliz. Isso se você convive com crianças em casa, se não, dê uma olha no menu do blog do lado direito (o lado da mão que você escreve, se você não for canhoto XD) e confira nosso cardápio, tem muitas outras opções. O primeiro longa (ou episódio) mostra como Alvin (o divertido) e seus irmãos Simon (o inteligente) e Theodore (o tímido) chegam à casa do compositor fracassado e azarado Dave. Imaginem só: um compositor fracassado, com três esquilinhos talentosos que cantam e dançam e um empresário ganancioso que quer usar os bichinhos para ganhar dinheiro. Imaginaram? Então. A princípio Dave reluta em aceitá-los como membros da família, firmando uma parceria profissional com os esquilos. Mas quando Ian (o empresário) passa a explorá-los Dave deixará o amor de paterno falar mais alto. Awn. *-*


No segundo, os esquilos são reconhecidos no mundo inteiro como astros do rock e Dave se tornou o “pai” deles, porém um acidente faz com que ele fique temporariamente impedido de cuidar dos garotos, digo, esquilos. Ele então resolve mandá-los para escola (isso mesmo, para ESCOLA), deixando-os sob a tutela de um parente. Lá eles terão que participar de um concurso de música para salvar a escola e conhecem as esquiletes, as versões femininas de Alvin, Simon e Theodore, basicamente com as mesmas características. Só que eles terão que livrá-las das garras de Ian (aquele empresário ganancioso). Esse é o pior capítulo da série, pois está recheado de clichês de filmes “High School” com direito a bullying, fortões de time de futebol e tudo mais. E justamente por não focar na relação dos esquilos com o “pai” Dave, que é o melhor da história.

No terceiro filme, Dave está de volta, e junto com a “família” de esquilos, ele viaja em um Cruzeiro. Não demora muito para que os fofinhos aprontem e sejam levados para uma ilha deserta.Dave e Ian (sim, ele está de volta) acabam indo parar lá também. Este episódio foca mais na “luta pela sobrevivência” e no valor da família. E lá, todos eles terão que provar seu valor e blá,blá, blá.

Enfim, é uma bobagem, mais uma bobagem que trás uma mensagem bacana para as crianças pequenas, além de ser divertido para elas. Os bichinhos são fofinhos e carismáticos. Quanto aos humanos, Jason Lee não é um primor de ator, mas de uma forma ou de outra, é carismático e sua ligação com os esquilos é o que tem de melhor na série. E David Cross, o vilão, diverte em todos os três filmes, especialmente no último. Os números musicais são irritantes, por causa da voz modificada digitalmente, mas a criançada vai curtir.


Cotação: 2/5 

Um comentário:

  1. Assisti só o 3, e achei fofinho, hehe. Cheguei a ficar emocionada em algumas cenas.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...