quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Trilha Sonora Les Miserables - 2012


Por Tia Rá

Olha gente, tem certos trabalhos que a gente vê ou ouve no cinema que, tipo... parece que pedem para você destruir de tão paloso horrível que é, né? O caso aqui em questão é uma doença grave, uma anomalia, uma aberração auditiva que quase me deixou com surdez permanente, me causou náuseas e um princípio de AVC. 

Aliás, antes que venham aqui queimar a tia na fogueira em praça pública, não, não sou experiente no assunto; não, não vou mudar minha opinião - portanto, larguem de choradeira e comoção, meus bbs mutantes!; e não, eu não vi o filme ainda, mas meus ouvidos não são pinicos, ok? Tudo acertado com a tia então? Podemos seguir em frente? SEUS LYNDOS!

Então... Lá vai eu, linda e maravilhosa, atrás dessa trilha sonora. Filme musical e tals, expectativa a mil para ver o filme e ouvir a trilha - eu AMO musicais, adoro trilhas sonoras. Consegui a trilha via net e comecei a ouvi-la. Cheguei ao final com a sensação de que tinham jogado um balde de vômito em minha linda face - e eu não tinha visto o agressor para dar uma voadora de salto 15 na cara dele. Entenderam o recado? Risos diabólicos

Estou falando da trilha sonora CANTADA (ou qualquer coisa parecida com isso, ainda estou tentando descobrir....), a "Highlights from the motion picture". Ainda não conferi a instrumental (se é que essa porcaria tem uma instrumental). Falo desta, que reúne o elenco principal, com Anne Hathaway, Hugh Jackman, Russel Crowe, Amanda Seyfried e cia Ltda.

Não vou falar das letras das músicas, uma vez que todas as letras são bonitas, letras bastante conhecidas - de quem já tem intimidade com o musical, né produção? - e elas contam uma história "completa" como "um todo" na trilha sonora. O problema... terrível é a interpretação do elenco. Tia Rá se pergunta com os seus botões se não seria o caso de procurarem durante a produção, ao invés de atores com algum potencial para cantar, cantores que fossem capaz de atuar.

Eu me recordo agora de um monte de filmes musicais de sucesso - ou não. E fico pensando: faltou, em "Les Miserables", alguém que tivesse o estalo para a coisa, entende? Alguém que apontasse o dedo e dissesse "você não serve pra isso, caia fora daqui, bitch!!!". Quem raios nesse mundo acreditou que Anne Hathaway sabe-pode-consegue cantar "I dreamed a dream", pela glória do Senhor Meu Pai? Anne, gemendo e morrendo como o personagem pede no filme, soa, na trilha, como uma pobre duma codorna que tá botando um ovo de avestruz, entendem o que eu quero dizer? NÃO TEM ESPAÇO PRA PASSAR, GENTE! Susan Bolha, gata, ensina pra ela como se faz! Porque isso é uma tortura auditiva das melhores. Saravá MEU PAI!!!

Mas Anne é o menor dos problemas graves da trilha sonora. Amanda Sofrida cantando parece um pardal piando enlouquecidamente com dor de barriga. E só na cabeça de Russell Crowe ele é cantor, gente. No máximo, pra ele, um número musical num desenho flopado Disney - e mesmo assim, com muita boa vontade da Tia, tá, Ru? Russell tem uma voz horrível, embolada, grave e pesada. Ele não consegue sustentar nenhuma nota mais alta do que um sussurro. Em "Stars", que traz uma letra linda, reparem, Russell começa bem, mas a partir da metade, a música pede que ele suba as notas e o cara, sem potencial algum para a coisa, destrói completamente a canção com um berro no final como se fosse um bezerro desmamado O_O.

Em contrapartida, Hugh Jackman é um orgasmo sonoro. Embora ele se esprema e fique suando a camisa (ui...) para cantar "Suddenly" e duelar em "Look Down", Jackman parece ter mais habilidades nos vocais (aiinnn...) do que a maioria do filme. Vem cantar, vem sussurrar em minha casa, diliça!. E o resto, tia? O resto é o resto mesmo, sem importância alguma, amores. Mas nada é capaz de salvar a trilha da comparação de outras versões do musical e aí, povo, a coisa fica muito pior: ela termina soando como aquilo que acontece quando a gente espera o Luciano Pavarotti - e vem a Xuxa no lugar dele, entendem a situação?

Aí, depois chamam a tchia aqui de troll, né, gente... 

Cotação: 0/5

Tia Rá quase tem um derrame ouvindo esse desastre auditivo. Chuta que é macumba pesada.

Treco Lista

1. Hugh Jackman, Russell Crowe & Convicts - Look Down (2:22)
2. Hugh Jackman & Colm Wilkinson - The Bishop (1:35)
3. Hugh Jackman - Valjean's Soliloquy (3:19)
4. Hugh Jackman, Anne Hathaway, Factory Girls & Cast - At The End Of The Day (4:27)
5. Anne Hathaway - I Dreamed A Dream (4:38)
6. Hugh Jackman & Russell Crowe - The Confrontation (1:56)
7. Isabelle Allen - Castle On A Cloud (1:12)
8. Sacha Baron Cohen, Helena Bonham Carter & Cast - Master Of The House (4:52)
9. Hugh Jackman - Suddenly (2:33)
10. Russell Crowe - Stars (3:01)
11. Eddie Redmayne, Aaron Tveit & Students - ABC Cafe / Red and Black (4:22)
12. Amanda Seyfried, Eddie Redmayne & Samantha Barks - In My Life / A Heart Full of Love (3:13)
13. Samantha Barks - On My Own (3:12)
14. Cast Of Les Miserables - One Day More (3:40)
15. Eddie Redmayne, Daniel Huttlestone & Students - Drink With Me (1:42)
16. Hugh Jackman - Bring Him Home (3:38)
17. Students & Cast Of Les Miserables - The Final Battle (3:17)
18. Russell Crowe - Javert's Suicide (3:01)
19. Eddie Redmayne - Empty Chairs At Empty Tables (3:13)
20. Cast Of Les Miserables - Epilogue (6:20)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...