quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Trilha Sonora Les Miserables - 2012


Por Tia Rá

Olha gente, tem certos trabalhos que a gente vê ou ouve no cinema que, tipo... parece que pedem para você destruir de tão paloso horrível que é, né? O caso aqui em questão é uma doença grave, uma anomalia, uma aberração auditiva que quase me deixou com surdez permanente, me causou náuseas e um princípio de AVC. 

Aliás, antes que venham aqui queimar a tia na fogueira em praça pública, não, não sou experiente no assunto; não, não vou mudar minha opinião - portanto, larguem de choradeira e comoção, meus bbs mutantes!; e não, eu não vi o filme ainda, mas meus ouvidos não são pinicos, ok? Tudo acertado com a tia então? Podemos seguir em frente? SEUS LYNDOS!

Então... Lá vai eu, linda e maravilhosa, atrás dessa trilha sonora. Filme musical e tals, expectativa a mil para ver o filme e ouvir a trilha - eu AMO musicais, adoro trilhas sonoras. Consegui a trilha via net e comecei a ouvi-la. Cheguei ao final com a sensação de que tinham jogado um balde de vômito em minha linda face - e eu não tinha visto o agressor para dar uma voadora de salto 15 na cara dele. Entenderam o recado? Risos diabólicos

Estou falando da trilha sonora CANTADA (ou qualquer coisa parecida com isso, ainda estou tentando descobrir....), a "Highlights from the motion picture". Ainda não conferi a instrumental (se é que essa porcaria tem uma instrumental). Falo desta, que reúne o elenco principal, com Anne Hathaway, Hugh Jackman, Russel Crowe, Amanda Seyfried e cia Ltda.

Não vou falar das letras das músicas, uma vez que todas as letras são bonitas, letras bastante conhecidas - de quem já tem intimidade com o musical, né produção? - e elas contam uma história "completa" como "um todo" na trilha sonora. O problema... terrível é a interpretação do elenco. Tia Rá se pergunta com os seus botões se não seria o caso de procurarem durante a produção, ao invés de atores com algum potencial para cantar, cantores que fossem capaz de atuar.

Eu me recordo agora de um monte de filmes musicais de sucesso - ou não. E fico pensando: faltou, em "Les Miserables", alguém que tivesse o estalo para a coisa, entende? Alguém que apontasse o dedo e dissesse "você não serve pra isso, caia fora daqui, bitch!!!". Quem raios nesse mundo acreditou que Anne Hathaway sabe-pode-consegue cantar "I dreamed a dream", pela glória do Senhor Meu Pai? Anne, gemendo e morrendo como o personagem pede no filme, soa, na trilha, como uma pobre duma codorna que tá botando um ovo de avestruz, entendem o que eu quero dizer? NÃO TEM ESPAÇO PRA PASSAR, GENTE! Susan Bolha, gata, ensina pra ela como se faz! Porque isso é uma tortura auditiva das melhores. Saravá MEU PAI!!!

Mas Anne é o menor dos problemas graves da trilha sonora. Amanda Sofrida cantando parece um pardal piando enlouquecidamente com dor de barriga. E só na cabeça de Russell Crowe ele é cantor, gente. No máximo, pra ele, um número musical num desenho flopado Disney - e mesmo assim, com muita boa vontade da Tia, tá, Ru? Russell tem uma voz horrível, embolada, grave e pesada. Ele não consegue sustentar nenhuma nota mais alta do que um sussurro. Em "Stars", que traz uma letra linda, reparem, Russell começa bem, mas a partir da metade, a música pede que ele suba as notas e o cara, sem potencial algum para a coisa, destrói completamente a canção com um berro no final como se fosse um bezerro desmamado O_O.

Em contrapartida, Hugh Jackman é um orgasmo sonoro. Embora ele se esprema e fique suando a camisa (ui...) para cantar "Suddenly" e duelar em "Look Down", Jackman parece ter mais habilidades nos vocais (aiinnn...) do que a maioria do filme. Vem cantar, vem sussurrar em minha casa, diliça!. E o resto, tia? O resto é o resto mesmo, sem importância alguma, amores. Mas nada é capaz de salvar a trilha da comparação de outras versões do musical e aí, povo, a coisa fica muito pior: ela termina soando como aquilo que acontece quando a gente espera o Luciano Pavarotti - e vem a Xuxa no lugar dele, entendem a situação?

Aí, depois chamam a tchia aqui de troll, né, gente... 

Cotação: 0/5

Tia Rá quase tem um derrame ouvindo esse desastre auditivo. Chuta que é macumba pesada.

Treco Lista

1. Hugh Jackman, Russell Crowe & Convicts - Look Down (2:22)
2. Hugh Jackman & Colm Wilkinson - The Bishop (1:35)
3. Hugh Jackman - Valjean's Soliloquy (3:19)
4. Hugh Jackman, Anne Hathaway, Factory Girls & Cast - At The End Of The Day (4:27)
5. Anne Hathaway - I Dreamed A Dream (4:38)
6. Hugh Jackman & Russell Crowe - The Confrontation (1:56)
7. Isabelle Allen - Castle On A Cloud (1:12)
8. Sacha Baron Cohen, Helena Bonham Carter & Cast - Master Of The House (4:52)
9. Hugh Jackman - Suddenly (2:33)
10. Russell Crowe - Stars (3:01)
11. Eddie Redmayne, Aaron Tveit & Students - ABC Cafe / Red and Black (4:22)
12. Amanda Seyfried, Eddie Redmayne & Samantha Barks - In My Life / A Heart Full of Love (3:13)
13. Samantha Barks - On My Own (3:12)
14. Cast Of Les Miserables - One Day More (3:40)
15. Eddie Redmayne, Daniel Huttlestone & Students - Drink With Me (1:42)
16. Hugh Jackman - Bring Him Home (3:38)
17. Students & Cast Of Les Miserables - The Final Battle (3:17)
18. Russell Crowe - Javert's Suicide (3:01)
19. Eddie Redmayne - Empty Chairs At Empty Tables (3:13)
20. Cast Of Les Miserables - Epilogue (6:20)



5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sensibilidade 0, a gente vê por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Não entende nada de afinação, nem de interpretação musical, essa moça tá criticando do que não entende.

    ResponderExcluir
  4. se for fazer uma critica que seja a sua opinião...não escreva desta forma...sem todo mundo estuda musica (você por exemplo), entende o que foi feito nesse filme maravilhoso...todos eles (atores) foram perfeitos.... Ta certo que cada um tem sua opinião e seu gosto...mas aprenda a respeitar os outros

    ResponderExcluir
  5. Nem*** desculpa pelo erro....fiquei nervosa rsrs

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...