sábado, 8 de dezembro de 2012

Trilha Sonora - Life Of Pi



Por Tia Rá

Certas trilhas sonoras são tão deslumbrantes, exóticas, diferentes, sensíveis que, mesmo que não sejam marcantes, ou não tragam temas que não desgrudam da nossa cabeça, acabam encantando nossos ouvidos e nos levando para uma viagem além da nossa imaginação, né? Trilha sonora tem esse poder de nos transportar para a magia do cinema, gente. E não é diferente com essa pérola realizada por Mychael Danna  para Life of Pi (ou, pelo título nacional podre de ridículo As aventuras de Pi). 

Mychael Danna, que eu nunca tinha ouvido falar em todas as minhas encarnações, é compositor canadense, autor de trilhas sonoras pouco conhecidas, de filmes como Hulk (2003), Garota Interrompida (1999), Pequena Miss Sunshine (2006). Não vi o filme ainda, não sei o que esperar dele, não li o livro, mas devo reconhecer que nesse novo trabalho ao lado de Ang Lee, Danna consegue atingir sensibilidade, beleza, elegância, tristeza, solidão e todo um festival de emoções, com uma trilha sonora profunda e com músicas de arrepiar os pentelhos do pescoço.

Desde já, a trilha sonora é a favorita da Tia Rá para o Oscar 2013 estou torcendo que nem uma louca por ela. Depois de chorar que nem uma desequilibrada mental pela perda de seu amor eterno por causa dessa trilha, Tia Rá conseguiu enfim juntar forças para falar sobre este trabalho #dramatização. 

Joga contra a trilha sonora apenas o fato de ela ser extensa - são 28 músicas (oi?), poderia ser menos sem nenhum comprometimento da qualidade - mas em nenhum momento, ao meus ouvidos, pareceu cansativa. "Life of Pi" é uma trilha que passa bem, envolve, relaxa, e deve fazer com que nossas mentes se transportem para o filme depois de assisti-lo - ou para qualquer lugar além. E se o filme atingir a excelência da trilha, que deem Oscar para ele. 

Os destaques ficam por conta da canção "Pi's Lullaby" que abre o composto e que é deslumbrante. Como um mantra indiano e belos vocais, seu tema central retornará em "Meeting Krishna" e em "Tiger Trainning". Danna inspira tristeza em "Leaving India", "Death of the zebra", "First Night, first day" e "Pi and Richard Parker", com notas melódicas de instrumentos de sopro e piano. Traz a doce, dramática, misteriosa e triste embalada por um instrumento de sopro e por vocais, "Tsimtsu", que é uma aula de como atingir o nirvana musical. 

Danna captura um tipo de fusão entre diversos instrumentos comuns em trilhas, como piano, com uma instrumentação indiana, misturando vozes e o resultado é um milagre sonoro. "Set your house in order" nos transporta para a Índia e seus batuques e flautas. Já "Piscine Molitor Patel" e "Pondicherry" trazem tons franceses, a musicalidade de um café parisiense. Essa mistura não compromete o conjunto (nas mãos de alguém menos habilidoso, ia virar um carnaval tanta batucada e ritmos diferentes). Mas é "The Whale" que começa com um tom de mistério e flui de repente como um canto de baleia, que chega e vai embora deixando a beleza de um momento singular que deve se repetir no filme.

Por outro lado, o resultado do trabalho de Danna é eficiente em transmitir as lições que o personagem deixa para o público, e sua busca não só pela sobrevivência mas um tipo de conquista espiritual ("Christ in the Mountains"? Os vocais que parecem ter saído de uma catedral ou templo budista?). Da mesma forma que "The Island" traz uma sensação de alegria com notas mais brilhantes, "Back to the world" carrega um tipo de tristeza e desolação (e, misteriosamente, deveria ser o contrário). Ambas, no entanto, parece dar a trilha um tipo de metáfora, um questionamento, que deixando a porta aberta para "The Second Story" e "Which Story Do You Prefer?", algo que só o público poderá responder com o filme. A trilha sonora, no entanto, já fez muito bem sua parte. 


Segue o tracklist:

1. Pi’s Lullaby
2. Piscine Molitor Patel
3. Pondicherry
4. Meeting Krishna
5. Christ in the Mountains
6. Thank you Vishnu for Introducing me to Christ
7. Richard Parker
8. Appa’s Lesson
9. Anandi
10. Leaving India
11. The Deepest Spot on Earth
12. Tsimtsum
13. Death of the Zebra
14. First Night, First Day
15. Set Your House in Order
16. Skinny Vegetarian Boy
17. Pi and Richard Parker
18. The Whale
19. Flying Fish
20. Tiger Training
21. Orphans
22. Tiger Vision
23. God Storm
24. I’m Ready now
25. The Island
26. Back to the World
27. The Second Story
28. Which Story do you Prefer?

Cotação: 4,5/5

Selo de aprovação Tia Rá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...