segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Frankenweenie - 2012 (Frankenweenie - 2012)


Título Original: Frankenweenie
Ano de lançamento: 2012
Direção: Tim Burton
Roteiro: John August, Leonard Ripps, Tim Burton
Elenco: Martin Landau., Martin Short, Tim Burton, Winona Ryder
Sinopse: O longa é baseado no curta 'Frankenweenie', produzido por Tim no início de sua carreira em 1984, e conta a história de um garoto chamado Victor que amava seu cãozinho, Sparky, até que este foi atropelado e morreu. Usando de um projeto de ciência da escola, Victor traz de volta a vida o seu cãozinho, o que vai resultar em grande confusão no lugar onde mora!


Por Jason


Frankenweenie é mais uma animação de Tim Burton nos moldes de A noiva cadáver, que mistura humor negro, referências de outras produções e um misto de bizarro com sensibilidade. É uma adaptação de um curta de 1984 do próprio diretor, com ares de filme B, retomado neste último ano pela Disney. 

Na trama, Victor é um menino isolado, com dificuldade para fazer amigos, cujo único amigo é o cachorrinho Sparky. Victor gosta de fazer filmes caseiros e tem um mundo particular. A distância da criança com as outras de sua idade faz com que os pais fiquem preocupados com o garoto. O pai, tentando contornar a situação, leva o menino para jogar baseball e se familiarizar com outras crianças. Sparky, louco por uma bola, acaba sendo atropelado e morre. Para reverter a situação, Victor, se usando de um projeto de ciências, consegue trazer o simpático cãozinho de volta à vida - mas a inveja dos colegas de classe, que também querem seus bichos de estimação de volta, vai causar a maior confusão.

A animação é um show de criatividade e visual. Com fotografia toda feita em preto e branco, Burton evoca ícones da cultura cinematográfica - e da própria carreira de Burton. Estão ali referências a Edward Mãos de Tesoura, A lenda o cavaleiro sem cabeça, e o já citado A noiva cadáver.  Todos os personagens tem uma marca Burton - são bizarros, estranhos e por vezes deformados - mas impossível não rir com a menina com cara de zumbi e seu gato parecido com ela (toda vez que ele entra em cena é uma piada). 

Há outros destaques: não propositalmente, a família de Victor tem o sobrenome Frankenstein e Sparky é uma versão fofa do monstro. Burton traz referências de filmes antigos e personagens da cultura cinematográfica como os monstros O lobisomem, Drácula, O monstro da lagoa negra e até Godzilla (o dono do monstrengo, por assim dizer, é um japonês, reparem). O próprio colega de classe de Victor lembra outro personagem conhecido, já adaptado para a Disney em forma de animação, O corcunda de Notra Dame, o que dá um charme todo especial a animação.

Mas Frankenweenie, embora traga um sentimento urgente de nostalgia e seja compacto, é lento no seu começo e escorrega feio nos vinte minutos finais. Sai o drama íntimo dos personagens e entra em cena uma megalomania deslocada, uma correria que envolve uma tartaruga gigante, monstros gremlins que explodem quando comem pipoca, um gato morcego, um bicho mumificado e um rato com ares de lobisomem, além de um incêndio num moinho e aquele final Disney apelativo feito para emocionar propositalmente o público. Uma pena.

Preste atenção! 

Na menina com cara de zumbi e seu gato que faz cocôs premonitórios. É bizarro.

Nas referências a outros filmes de monstros, outros clássicos conhecidos, filmes da década de 50, e nos personagens que evocam outros personagens de outros filmes, seja de Burton ou não (como o professor de ciências).

Cotação: 3/5

Vale pelo visual arrasador e pela criatividade, além dos personagens Victor e seu simpático cãozinho Sparky.


       

Um comentário:

  1. A primeira vez que assisti eu gostei muito, mas tenho péssimas lembranças da minha ida ao cinema. Quando fui de novo, ATÓREIN

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...