quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Madagascar 3 - Os procurados 2012 (Madagascar 3 Europe Most Wanted - 2012)




Título Original: Madagascar 3
Ano de lançamento: 2012
Direção: Eric Darnell
Roteiro: Noah Baumbach
Elenco (vozes): Ben Stiller, Chris Rock, David Schwimmer, Jada Pinkett Smith, Sacha Baron Cohen, Frances McDormand, 
Sinopse: Os amigos Alex (Ben Stiller), Marty (Chris Rock), Melman (David Schwimmer), Gloria (Jada Pinkett Smith), rei Julien (Sacha Baron Cohen) e os pinguins deixam o continente africano rumo a Europa. Eles vão parar em Mônaco, onde passam a ser perseguidos por uma obcecada agente de controle animal (Frances McDormand). Em plena fuga, o grupo encontra abrigo em um circo em crise. Logo eles passam a ajudá-lo, iniciando um processo de revitalização que poderá levá-los a uma turnê nos Estados Unidos e, consequentemente, de volta para casa.




Por Jason

Um espetáculo visual ultra colorido e cheio de ação e personagens nonsense

O filme conta como o leão, a hipopótama, a zebra e a girafa tentam fugir da África uma vez que foram deixados lá pelos pinguins. Eles fogem e vão parar em Mônaco, onde destroem metade da cidade em uma perseguição alucinada fugindo de uma caçadora de animais, a Dubois. Na fuga, fingem-se ser animais de circo e entram para uma trupe de animais que não sabem mais fazer números uma vez que o personagem principal do Circo, um tigre, fracassou num número e está traumatizado. O quarteto de animais, claro, injetará ânimo novo para o circo voltar a funcionar, com novos números e um espetáculo visual de cair o queixo, para atrair investidores e poderem voltar para Nova York, a casa deles. 

Uma vez no circo, o quarteto coloca o espetáculo de novo nos eixos, mas Dubois acaba revelando a verdadeira identidade dos animais de zoológico. Retornando para Nova York, o quarteto não consegue se encontrar naquele ambiente, já que conquistaram amores, aventuras perigosas e viveram uma vida que não tinham. Decidem então retornar para o circo de onde saíram envergonhados. Isso, claro, se Dubois deixar.

A animação tem ritmo frenético, alguns momentos engraçados (a fuga dos animais perseguidos por Dubois é hilária), outros dramáticos (como o  flashback do personagem Tigre e sua baixa estima) e brilhantes (quando o espetáculo do circo explode em cores - desconte a trilha sonora de Kate Perry). Tem referências de outros filmes, de Cassino Royale à Piaf (com Dubois interpretando uma música da mesma numa situação hilária), passando por Matrix, King Kong (com direito a uma ursa bobalhona no lugar do macaco por quem o rei sem noção Julien se apaixona loucamente) e espetáculos do Circo Soleil, além de uma metralhadora giratória de piadas e sequências absurdas de ação, ideal para agradar os adultos. 

Para crianças, mensagens positivas de união e incentivo a buscar realizar os seus sonhos sem se render as dificuldades, sem desistir, além da valorização do circo como uma convidativa diversão. A animação, claro, não escapa dos clichês, do roteiro esquemático e do happy end com todo mundo feliz e cantando. Mas é o bastante.

Preste atenção:

Nos macacos ladrões, que são bizarros; no espetáculo colorido do circo, que propositalmente parece mais maravilhoso do que qualquer outro cenário; no arco do personagem leão Alex, que conta uma mentira de um número no circo e no final acaba executando o número circense para despachar a vilã. E os pinguins, claro, que roubam a cena.

Cotação: 4/5

É diversão garantida e sem compromisso. Se você quer dramalhão, vá ver novela.



Um comentário:

  1. Gostei do post MAS é contado muito da história (só não conta o final), inclusive algumas cenas. Tem gente que não liga, mas a maioria gosta de ter essas pequenas surpresas durante o filme. Sugiro textos sem esses detalhes ou, no mínimo, um aviso que contém SPOILERS.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...