sexta-feira, 7 de junho de 2013

Desaparecido - Um grande mistério (1982)



Por Jason

Em Desaparecido, um grande mistério, filme baseado em fatos reais, Sissy Spacek vive Beth, a mulher de um americano, Charlie, um escritor e jornalista americano, que desapareceu no Chile durante o período de um golpe que fez com que Augusto Pinochet subisse ao poder e Salvador Allende fosse deposto na década de 70. Durante esse período conturbado, a população do país sofria com toques de recolher, humilhações, tortura, censura e muita violência.

No filme, Jack Lemmon interpreta o pai de Charlie, Ed, que sai dos EUA para o Chile para procurar o filho que desapareceu num dia depois de se desencontrar com a mulher. A personalidade do pai, ranzinza, nem sempre casa com a sensibilidade da esposa - e o pai quase sempre entra em atrito com a mulher, uma vez que vê o filho como um fracassado e idealista barato - mas é incapaz de reconhecer que não conhece o próprio filho a fundo. Para completar a tormenta pela qual passam, descobre-se que Charlie contribuía para um jornal político de esquerda e que este pode ter sido o motivo pelo qual ele está desaparecido. Ed e Beth esbarram nos políticos americanos e representantes dos EUA no Chile, que deveriam manter a integridade física de todos os americanos, mas podem estar envolvidos com o golpe também: parecem esconder tudo o que aconteceu com medo de escândalos nos EUA e mais atrapalham do que ajudam com tanta má vontade.

Sem ter a quem recorrerem, os dois começam a refazer os passos de Charlie, na tentativa de encontrá-lo, vasculhando pistas, hospitais, ruas e todo tipo de lugar por onde Charlie poderia ter passado. O pai tenta primeiro entender o que aconteceu e pior - acreditar no que está acontecendo - até ter noção da dimensão da situação em que estão envolvidos. O roteiro do diretor grego Costa Gavras então vai contando aos poucos, na forma de flashbacks, o paradeiro de Charlie, até o final. Paralelo a isso, a esposa de Charlie, que começa o filme se mostrando sensível e desprotegida, aos poucos vai se tornando uma mulher forte e determinada, mas desesperançosa com o paradeiro do marido. Tamanho empenho da dupla principal rendeu indicações merecidas ao Oscar.

Com a direção de Costa Gavras, Desaparecido Um grande mistério é feliz em sua reconstituição de época e na forma como aborda a violência deste período. A população sofre com a falta de comunicação. Todos os que são contra o regime são assassinados friamente, seja no meio da rua ou em lugares próprios para fuzilamento. Os militares dão sumiço nos corpos, jogam em rios, abordam mulheres nas ruas e exigem que elas usem roupas como eles querem. A câmera do diretor choca - o filme é cru, seco, mas sem ser apelativo. Em determinado momento, o espectador sente na pele o desespero dos dois personagens, ao procurarem por Charlie no meio de uma quantidade absurda de corpos enfileirados no chão, nas escadas e até no teto, sem identificação alguma. Nada, contudo, é gratuito. A força do roteiro, adaptado do livro The Execution of Charles Horman: An American Sacrifice, lançado em 1978, rendeu um Oscar de Melhor Roteiro Adaptado para Gavras.

O filme também tem um excelente ritmo, fotografia e toda a técnica possível, o que garante metade do seu êxito. Nada, contudo, seria possível sem dois atores de calibre como Jack Lemmon e Sissy Spacek conduzindo a produção, ambos em grandes momentos. São detalhes na construção dos personagens, mas que não passam desapercebidos do público, que garantem o envolvimento com seus personagens. Detalhes como a aflição do pai Ed, que exige que seu filho seja devolvido de qualquer forma em qualquer condição, e na persistência da esposa Sissy Spacek, em permanecer no meio dos cadáveres tentando encontrar seu marido, só poderiam fazer deste um filmaço imperdível.

Cotação: 5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...