sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Um olhar na escuridão - 1993



Por Jason

O filme abre com o dia de apresentação de balé da menina Nikki, que espera ansiosamente pela chegada do pai, Mark, para assistir a dança. O pai se atrasa por causa do trabalho e não chega a tempo, deixando a menina se sentir culpada por ele não ter assistido a apresentação. Ao término da apresentação, Nikki decide voltar para casa no carro da mãe, com a irmã. No caminho chuvoso, a mãe sofre um acidente de carro, a menina é arremessada pelo para brisa e morre.

Em virtude da perda, Mark se distancia e muda de comportamento, mas continua a ver as coisas ainda de maneiras práticas se mantendo no trabalho, como sempre fez, em detrimento da sua família. Para ele, eles precisam virar a página e seguir em frente fingindo que nada existiu e a mãe, é claro, discorda. Coisas estranhas começam então a acontecer em sua vida. Os desenhos da menina aparecem em sua maleta de trabalho, uma caixa de música dela insiste em tocar sozinha e a relação com os colegas de trabalho e os negócios definham. A filha mais nova começa a sentir a presença da menina morta dentro de casa. Um dia, passando pela rua, Mark descobre a foto de um lugar que foi pintado pela menina e vai em busca do local. 

O filme nos fala então de arrependimentos, do tempo que passamos nos preocupando com coisas muitas vezes supérfluas em detrimento das pessoas que amamos e do quanto devemos dar atenção a elas e procurar corresponder aos seus sentimentos, porque uma vez que elas se vão, nada mais pode ser feito para trazê-las de volta. É em virtude disso que surge no elenco a personagem Florence, da sempre ótima Vanessa Redgrave. Cega, Florence, que perdeu a visão quando criança e vive isolada em um lugar que transmite paz, tem supostamente poderes mediúnicos. A casa em que vive está cheia de almas perdidas, que vivem presas ao mundo real e não conseguem seguir adiante porque possuem assuntos para serem resolvidos. Florence vai servir de veículo de contato entre a menina morta e o pai para que os dois se resolvam e ela possa descansar em paz. 

Apesar do tema bem interessante e do desenvolvimento satisfatório - o filme é compacto, de 1h e 30 min, - Um olhar na escuridão sofre pela ausência de carga dramática convincente - o casal de atores protagonistas vai do ruim ao péssimo - e pela cara indiscutível de novela barata já que foi produzido para a televisão. Não ajuda muito o espírito pomba gira de outra menina, vestida de resto de pano branco e besuntada de pó na cara, que zanza pra lá e pra cá cheia de rancor e ciumes, e que começa a atazanar a vida de Mark e da família na forma de uma coruja - é dela a parte das cenas no mínimo risíveis. 

Cotação: 2,5/5

Filme completo no Youtube
3


Um comentário:

  1. Gostei...Um aprendizado e experiência que só se aprende com os fatos para reajustes finais. Bom filme "

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...