segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pecados Íntimos - 2006



Por Jason

Baseado no romance de mesmo nome de Tom Perrotta, o filme se concentra em Sarah, uma mãe de uma menina, infeliz em seu casamento e cuja vida está praticamente reduzida a ouvir as conversas vazias das vizinhas enquanto leva a filha para brincar no parque. Até que um dia surge Brad, um pai de um menino, e os dois nutrem uma amizade que vai terminar num relacionamento extra conjugal. Brad é casado com uma mulher bem resolvida e focada no trabalho, é também infeliz no seu casamento e na sua carreira, enquanto Sarah é casada com um homem distante que realiza fantasias sexuais escondido. Paralelo a isso, a pequena sociedade precisa aprender a conviver com Ronnie, que foi preso por assediar crianças e agora mora na vizinhança. 

O filme traz uma crítica massiva a sociedade norte americana, onde o povo vive de aparência e gentilezas forçadas. Faz também uma ironia com o próprio título - "little children", algo como "criancinhas" - e com os próprios personagens. Brad, a quem as vizinhas chamam de rei do baile de formatura, parece uma criança brincando com o próprio filho, desempregado, despreocupado com o futuro que tanto a mulher cobra, enquanto sua esposa parece mais madura e determinada. A própria Sarah parece não se enquadrar no que a sociedade propõe a ela - o papel de mulher e dona de casa - agindo com certo desprezo pela filha no começo como se não demonstrasse querer assumir a responsabilidade materna (e nesse sentido, não há melhor analogia com a Madame Bovari que ela admira). Age também como uma adolescente ao conhecer o próprio Brad. Há ainda outro personagem desajustado, que persegue Ronnie o tempo todo e acaba causando a morte da mãe dele. 

A mãe de Ronnie, acusado pelos abusos, age como se o velho fosse uma criança, incapaz de visualizar e reconhecer o que aconteceu com ele e procurando moças para que ele possa se envolver. Por fim, o marido de Sarah, viciado em pornografia. São personagens que parecem que esqueceram de crescer e parecem ter medo de assumirem suas responsabilidades no mundo. Pecados Íntimos estende um outdoor na cara do espectador para falar que crescer é doloroso e nem todos estão preparados para isso. 

Kate Winslet, uma das melhores e mais confiantes atrizes que já existiram, se entrega de corpo e alma para o papel, como sempre, como uma dona de casa e mãe de família presa em um casamento infeliz que vê uma saída ao se envolver com um homem que está tão preso quanto ela. Como a moradora de um subúrbio Sarah, Winslet é capaz de protagonizar de cenas simples e sutis até mais expostas, como nas de sexo com o vizinho. Pelo seu desempenho, a atriz garantiu mais uma indicação ao Oscar na sua brilhante carreira. Outro ator que chama atenção é Jackie Earle Haley (indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante), no papel do homem que foi preso por abusar de crianças, Ronnie. O personagem é claramente desequilibrado,  não só pela forma como age dentro de casa com ela, como se revelasse na figura do abusador um homem que tenta se libertar das amarras de sua mãe, mas também em seu contato com sua pretendente e sua vizinhança.  

Os problemas do filme começam na adaptação do roteiro no que diz respeito a outros personagens que seriam importantes para compor esse cenário tragicômico que beira a sátira. O próprio marido de Sarah pouco ou nada acrescenta a trama, sendo resumido a um tipo de pervertido. Jennifer Connely, que pode render se bem trabalhada, é sabotada pelo roteiro e relegada a coadjuvante de luxo. E Patrick Wilson, se não diminui, também não acrescenta nada como ator, deixando o caminho totalmente aberto para Winslet dar o seu show habitual. O final conformista pode não agradar.

Cotação: 3,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...