domingo, 15 de dezembro de 2013

Gravidade - 2013




Por Tia Rá

Amores de minha vida, meus queridos bbs mutantes... Antes que venham aqui me apedrejar ou jogar um monte de destroço de satélite em minha cara RISOSvou logo avisando... Gostei muito de Gravidade. É o PI do ano né? Lindo - dá logo o Uóscar de efeitos espacial, edição de som, montagem (QUE PORRA É AQUELA? UM SHOWWWWW) e vá lá umas indicaçõessssss pra direção de arte, direção (pode levar que eu tou feliz, meu Cuarão faz uns planos sequências de 2457851631131 horas que só ele consegue, que beleza de filme), fotografia, melhor filme... Se ganhar uns 4 Uóscar técnico, tá de bão tamanho.

Adorei toda a metáfora visual analítica sintética morfológica da porra toda. A doutora Ryan Stone renasce, né? Tem toda uma trama de renascimento meets espiritualidade, fé, morte, ressurreição, DEUS TOME CONTA. Faz cara e pose de feto dentro da nave, acha que é melhor bater as botas, mas vê caboclo exu do George Clooney, pra que melhor minha gente? Eu seno ela ainda aproveitarra pra dar uma pimbada espiritual com ele antes de morrer SOUDESSAS.  Repare que no final ela tem um parto difícil na água... Tá quereno sair da barriga da mãe, vem aquela água toda, quase morre, mas aí sai que nem louca boiano, se arrasta, engatinha, cambaleia e fica de pé. N-A-S-C-E-U. Só eu que percebi isso? Naum é nada demaish - Bowman mandano beijos em forma de criança espacial lá dos infernos do universo pra essa gerassaum pós 2001, amiga.

Mas assim, claro que nem tudo são flores né, me ajudaê meus bbs? Bora diminuir o hype um pouco, analisar friamente o crime? Depois dizem que tou véia e chata, que eu num mereço estar viva. O povo num me ajuda. Reparem...

George Clooney é... George Clooney, como sempre... ele e nada é a mesma coisa, tarra achano que tarra em Solaris de novo, embora o personagem tenha alguma importância na hora de orientar a loka. Achei também o filme um tanto chato e isso é culpa da Songa Mullock. Songa não tem estofo dramátchico nem cacife pra um filme desses, e não consegui me conectar com ela. É linda, adoro ela, uma phopha, sou fã, mas é atriz limitada, gente, reconhece aí vai... sem stress... na boa... Ela num é Ryan Stone, é Songa quereno ser Ryan. Num desaparece. Daí quererem dar Oscar pra Songa Mula por essa atuação é querer comer meu cool sem lubrificantchy. Ela já deu muitooooo jantar pra conseguir o Uóscar dela por aquele filme pobre de fraqueza. NUM DÁ!

O que ela faz demaish aqui que eu num saquei? Duplo twist carpado no espaço com o cabelo sem mexer um fio? Alguma pegadinha do malandro? Será que ela vai ganhar o Uóscar por imitar um cachorro, gente? Suspeito que ela nem devesse ser indicada ao prêmio - melhor encaixar outra pessoa melhor. Até porque ela fica mais tempo de capacete e inexpressiva, só gemendo. Ela não conseguiu me passar todo o desespero e emoção de estar no espaço naquela situação, porque olha... você tá phodida e mal paga, tá prestes a bater as botas, todo mundo evaporou, tu tá sozinha e... e nada... quede pânico? Descontrole? É só respiração cachorrinho pra parir? Mulher não decola nem na hora do choro, fosse só pra gemer, pagassem uns real aí pra uma poota simular orgashmo que darra no meshmo. E pelo amor de Deus... que mulher burra viu? Uma doutora, escalada pro espaço, não tem preparassaum psicológica, emocional, profissional, nenhuma? Nenhum senso de diressaum? É tchipo, a Nasa chamou e disse "vai do jeito que tá e cabou"... Hum rum, Claudia. Senta lá. 

Naquela cena mesmo na estação russa que o Clooney vaza dali pros infernos, ali era a hora dela demonstrar alguma emossaum. Mas a mulher fica arfano porque o oxigênio tá acabano (mil horas pra acabar, mesmo tano a um por cento) sem NENHUMA EXPRESSAUM sofreno com a paralisia facial de tanto botox, você não sabe se ela tá desesperada ou se vai gozar. Uma Charlize Theron ou alguém com maior capacidade ali faria toda diferença. Mas se contenta, foi o que deu pra pagar... ACEITA.

Sabe o que comove maish? Ela ter que explicar tudo o que ela vai fazer pra o espectador mediano poder entender porque o roteiro não sabe transformar isso em ibagens. "Vou apertar esse botão pra desengatar porque tá em chinês aqui e eu não sei ler essa porra" vai lá e PÀ, aperta o botão. "Preciso pegar o manual verde porque num consigo pousar porra niuma", vai lá e PEGA MANUAL. "Preciso pegar carona na estassaum chinesa porque o combustível daqui dessa merda acabou", vai lá e PEGA CARONA. "quero morrer, vou tirar o oxigênio dessa porra", vai lá e APERTA O BOTÃO. Sério isso, gente? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ATÉ QUANDO? E o que dizer de Songa fazeno a Wall-E e passeando de extintor de incêndio no espaço? SOFRIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!! 

Enfim, no saldo final é um ótchimo filme, mas é mérito de Cuarão, é tenso (podia ser mais se a Songa ajudasse), tem ação, é tecnicamente deslumbrantche, mas achei prejudicado por limitações dramáticas. Num vou deixar de ser fã da Songa, adoro essa coisa dela de Miss Simpatia. Pronto, polemizei, podem me queimar na fogueira, passou, próximoooooo! 

Cotação: 3,5/5

3 comentários:

  1. Vou assistir Gravidade essa semana para analisar também e.e
    Acho que a sua é a primeira crítica que li sobre a atuação da Sandra! Não sou muito fã do trabalho dela mas ainda estou esperando que ela me surpreenda em Gravidade.
    Rá, gostaria de te avisar que no meu blog e em outros blogs de cinema vai ter uma maratona de filmes, em formato de gincana. Se você quiser participar visite: http://meufilmeviroulivro.blogspot.com.br/2013/12/maratona-de-natal.html
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei q ela morreria afogada, e assim honraria o nome do filme, mas ela ganhou um folego extra debaixo dagua ... depois do pior passado ela nao podia morrer no mais simples =)

    ResponderExcluir
  3. Tia Rá, você é a melhor. Simples.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...