terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Top 10 - 10 filmes que revolucionaram os efeitos visuais




"Efeito especial (abreviado como SPFX, SFX ou simplesmente FX, em inglês) é o nome dado a qualquer uma de várias técnicas utilizadas na indústria de entretenimento, cinema e televisãopara realizar cenas que não podem ser obtidas por meios normais ou por ação ao vivo."  Wikipedia.


1893 - O primeiro efeito especial do cinema que se tem registro aconteceu no filme A Execução de Mary, A Rainha da Escócia, com a cena da decapitação da rainha, onde na hora em que a cabeça seria corta, simplesmente pararam a filmagem, e substituíram a atriz por um boneco.



1902 - Lançamento de A Viagem à Lua, a primeira ficção científica do cinema, dirigida por George Méliès com efeitos especiais revolucionários para a época (é considerado o inventor do Stop Motion e o criador do primeiro estúdio de efeitos visuais que se tem notícia).



1927 - Metropolis surge com um grande avanço, o chamado processo Schüfftan (que empregava espelhos para inserir atores em cenários em miniatura).



1940 - O ladrão de Bagdá se torna o primeiro filme a usar um blue screen (o popular Chroma Key), usado até hoje.




1977 - É lançado Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, de George Lucas, filme que revolucionou os efeitos especiais com o uso de computadores arcaicos para montar efeitos criados por técnicas já existentes no cinema. No mesmo ano, Lucas fundou a Industrial Light & Magic.




1982 - Tron ganha as primeiras sequências totalmente geradas por computador.




1985 - A ILM cria o primeiro personagem totalmente digital do cinema em O Enigma da Pirâmide.



1988 - O software Morf - que possibilita a transformação de um objeto em outro nos filmes - é usado pela primeira vez em Willow na Terra da Magia.



1993 - Em A Morte lhe Cai Bem, o tecido humano é totalmente digitalizado por um efeito visual pela primeira vez.




1999 - Matrix chega aos cinemas, revolucionando os conceitos de efeitos visuais com o famoso Bullet Time (copiado em jogos de vídeo game, séries de tv e muitos outros filmes posteriores), uma modalidade de efeito especial de câmera lenta idealizada para mostrar o movimento de personagens e/ou objetos em período de tempo extremamente curto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...