domingo, 9 de fevereiro de 2014

Blue Jasmine - 2013




Ano: 2013
Diretor: Woody Allen
Roreiro: Woody Allen
Elenco: Cate Blanchett, Sally Hawkins, Andrew Dice Clark, Louis C.K., Alec Baldwin, Bobby Cannavale, Max Casella, Michael Stuhlbarg, Peter Sarsgaard.
Sinopse: Jasmine vive na alta sociedade em Nova York. Sua vida muda completamente quando ela separa-se do marido e perde todo seu dinheiro. Com isto ela é obrigada a ir morar com sua modesta irmã em São Francisco. Agora, distante de seu luxuoso universo, Jasmine precisará reorganizar toda sua vida.

Por Lady Rá 

Blue Jasmine começa com a voz da personagem de título, interpretada por Cate Blanchett, falando sem parar de sua vida pessoal, até que percebemos que a mulher fala com uma desconhecida durante uma viagem de avião. Só por essa cena já entendemos o quão perdida está Jasmine. Nesta viagem, Jasmine, falida e viúva, deixa para traz uma vida de riqueza em Nova York, para ir pedir abrigo à irmã adotiva (Sally Hawkins), que leva uma vida simples em São Francisco. O choque de realidade é inevitável, porém Woody consegue contornar todos os clichês desse tipo de situação, fazendo com o público vivencie a transformação de Jasmine da forma mais natural possível.

A narrativa que se alterna entre presente e passado, aos poucos vai descortinando a personalidade e vida pregressa de Jasmine, e nós embarcamos na triste história de uma mulher que achava estar realizada em um casamento com um homem milionário, ainda que sendo totalmente dependente dele, até que descobrimos o que a levou a perder tudo. Ao mesmo tempo em que acompanhamos a relação de Jasmine com a irmã, cuja personalidade e visão de mundo é o oposto da protagonista e sua tentativa de se reerguer, o que acaba levando Jasmine a uma espiral de auto-destruição.

A produção tem todas as qualidades de um bom filme de Woody Allen, com bons diálogos, personagens com que o público possa se identificar, atores bem dirigidos em perfeita sintonia, especialmente Sally Hawkins que faz bonito interpretando uma mulher comum, porém o grande trunfo de Blue Jasmine está na total entrega de sua atriz principal. Cate Blanchett que concorre ao oscar de melhor atriz deste ano, domina a tela. Sua Jasmine é uma mulher complicada, enriqueceu pelo caminho mais fácil, sofreu decepções, cometeu erros, transformou sua própria vida num inferno e tenta se redimir. Ela procura vencer por diferentes meios. A abordagem pessimista de Woody Allen no destino da personagem só contribui para um triunfo de Blanchett, que toma para ela cada cena, cada diálogo, cada mudança de humor de Jasmine .

Nota: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...