quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Christopher and his kind - 2011



Por Jason

Esse filme é uma cinebiografia do escritor homossexual Christopher Isherwood (Matt Smith), autor de A single man (que virou filme com Colin Firth no papel principal e deu a ele uma indicação ao Oscar). A mãe queria que ele fosse médico, mas sua vontade de escrever e se tornar um grande escritor - além de encontrar homens para se relacionar - o fez migrar da Inglaterra para Berlim da pré Segunda Guerra Mundial. Lá, viveu nas noites em bares escondidos, onde toda uma sorte de homossexuais e garotos de programa, gays ou não, se espalhavam. 

É lá também que ele conhece uma cantora de boate, Jean Ross (Imogen Poots), que nutre o sonho de ir para Hollywood, o velho homossexual Gerald (Toby Jones) e se envolve com o jovem interesseiro Caspar. Caspar era um explorador, que despertava ciumes em Christopher e tirava dinheiro para pagar suas saídas com mulheres, o abandonando quando menos esperava. Mais tarde, se envolve com limpador de ruas, Heinz, cuja a mãe está doente e o irmão quer seguir o partido Nazista e Hitler. Christopher descobre neste tempo que Caspar virou um soldado nazista, tenta tirar Heinz da Alamanha mas não consegue. Tempos depois o encontra, casado e com filho, ainda demonstrando sentir algo por Christopher, que decide que o melhor a se fazer é se afastar definitivamente. 

Apesar de ser feito para a televisão, o filme tem boa recriação de época. Mas carece de estofo dramático e é prejudicado pelos saltos no tempo e pela falta de um maior desenvolvimento (passa rápido, em uma hora e meia). A direção é frouxa (Geoffrey Sax, de Alex Rider contra o tempo; Frankie e Alice) e, para completar, Imogen Poots aparece fora do tom, Matt Smith se esforça sozinho e Toby Jones é desperdiçado. Alexander Doetsch, o Caspar, pouco faz e Douglas Booth, o Heinz, é uma verdadeira porta em cena e o filma acaba falhando nos dois caminhos que trilha: como biografia, o filme deixa a desejar e como documento histórico sobre a Segunda Guerra, funciona menos ainda. 

Cotação: 2/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...