domingo, 7 de dezembro de 2014

Dead Space - A consequência - 2011




Por Jason

Quando o contato com a nave Ishimura e a colônia de mineração em Aegis 7 é perdido, a Concordance Extraction Corporation envia para o local um cruzador, o O'Bannon, mas ele também perde contato. Uma nova equipe é enviada para ele, com a finalidade de descobrir o que está acontecendo. Uma vez lá, descobre que quatro pessoas são sobreviventes de um massacre: Nicholas Kuttner, um agente de segurança; Alejandro Borgas, um engenheiro; Nolan Stross, oficial principal da ciência; e Isabella Cho, diretor médico oficial. 

Os quatro são submetidos a um interrogatório onde seus maiores medos são usados como forma de confessarem o que aconteceu com o grupo. O primeiro deles, Kuttner, pirofóbico, está enlouquecido e vendo sua filha, morta num acidente tempos antes. Kuttner explica que foram enviados pelo capitão para o planeta em colapso, afim de recolherem pedaços de um artefato alienígena que foi destruído. Ao ter contato com o objeto, ele enlouquece e acaba causando um acidente numa sonda de perfuração localizada no instável planeta. Ao ser liberado do interrogatório, acaba se matando ao abrir uma porta de acesso externa perseguindo a visão de sua filha morta. 


Em seguida, Borgas, aracno fóbico, é chamado para depor e é assassinado após o depoimento. O mais importante depoimento vem dos dois últimos, Stross, e Cho. Stross tinha um relacionamento extraconjugal com Cho e a esposa dele, percebendo isso, insistiu para que fosse com ele na missão. Lá, Stross encontra e estuda o artefato, descobrindo que cada pedaço dele possui todas as propriedades do todo, sendo que para destruí-lo seria necessário a força de uma estrela ou um reator nuclear. O objeto também possui o poder de recombinar o DNA criando novos seres, razão pela qual Stross submete o objeto a uma experiência no necrotério, o que acaba trazendo a vida os monstros necromorphs, frutos dessa recombinação de seres humanos mortos. 

Em virtude da loucura causada pelo objeto, Stross mata sua esposa e seu filho acreditando se tratar das criaturas transformadas pelo objeto (o chamado Marker) e no interrogatório não se dá conta do ato que cometeu. Por fim, Cho explica o destino do objeto e percebe que o grupo está usando os seres humanos para estudá-lo, como cobaias, com a finalidade de estudar as transformações. É oferecido a ela um cargo de chefia no projeto e, com a recusa, eles a lobotomizam e a responsabilizam pelas mortes. Stross é preso em uma urna criogênica ao lado de Isaac Clarke, o personagem jogável da franquia de games Dead Space. 

A animação foi lançada junto com o game Dead Space 2 e conta a trama antes dos fatos deste, misturando efeitos criados por computação no presente em que se passa a trama e animação 2D nos flashbacks. Ela se sai melhor na animação tradicional, já que o CGI não é bem acabado, diferente do cuidado de animações do próprio game ou de desenhos baseados em filmes como Starship Troopers. Há uma poluição de personagens que estão no meio da trama sem necessidade alguma, apenas para morrerem. A participação da igreja unitológica, que acredita que os seres humanos foram criados por aliens e que está por trás do desejo de possuir o artefato, é reduzida e nunca se desenvolve e há um sentimento de que todos os personagens são descartáveis, identificado também na animação anterior. 

De qualquer forma, é um universo ficcional interessante, que os produtores tinham a intenção de levar para o cinema mas que teve seu projeto estagnado. O maior desafio para a transposição para as telonas seria levar a complexidade e o grau de terror da série, uma vez que os estúdios procuram cada vez mais o entretenimento de retorno fácil e lucratividade rápida e segura, para faixas etárias de crianças a adultos, o que não cabe dentro da franquia. Quanto a referida animação, o projeto é rápido e válido para os interessados em embarcar nessa viagem sanguinária do game de horror.

Cotação: 1,5/5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...