sábado, 27 de dezembro de 2014

O inferno de Dante - 2010




Por Jason

Na animação Dante's Inferno, acompanhamos a adaptação da trama do game de mesmo nome que gira em torno do Inferno de Dante Alighieri na Divina Comédia e compartilha muitas semelhanças com o poema épico. Tanto o jogo quanto a animação seguem Dante em sua viagem através dos nove círculos do inferno para reivindicar a alma da sua amada Beatrice das mãos de Lúcifer.


O Dante da produção é um veterano das Cruzadas, um homem que cometeu as piores atrocidades, assassinando mulheres, crianças, homens e jovens em nome da igreja. A puríssima Beatrice fez com que ele fizesse uma promessa antes de partir para mais uma missão, a de que ele não a trairia, para que ele retornasse e os dois se casassem e fossem felizes para sempre. Ao voltar para casa, porém, Dante encontra Beatrice morta e Lúcifer se apodera de sua alma, com a intenção de fazê-la a imperadora do inferno. Sem se conformar, Dante parte para o inferno em busca de libertar a alma dela do sofrimento eterno, tendo a ajuda de Vigílio, que lhe orientará pelos nove círculos. 

Depois de pegar uma carona com Caronte e de destruí-lo, no limbo, povoado por crianças assassinas não batizadas, Dante descobre que deixou Beatrice grávida e que seu filho estava morto. Após a sala de Minos, que julga e condena os mortos numa roldana pontiaguda, mandando cada um para o seu círculo, Dante segue pelo vale dos ventos, da luxuria, e quase é estuprado por vaginas assassinas que o atacam querendo comê-lo. Da gula, onde um Cérbero feito de intestinos se alimenta das almas, Dante vai parar no círculo da ganância, onde seu pai, que fez um pacto com o cão está reinando na forma de um monstro. O pai de Dante espancava sua mãe e era louco por ouro - não a toa, todo o lugar é brilhante como tal. 

No rio Estige, os rancorosos se remexem na lama. Dante atravessa o vale do Flegetonte, no círculo de violência contra o próximo, estão os saqueadores e os reis sanguinários, como Alexandre e Atila. Atravessa o bosque dos suicidas, onde encontra a própria mãe, cuja alma brota e cresce como árvore. No deserto abominável, ele reencontra os Cruzados, e no círculo da fraude, descobre que Beatrice vai se casar com satã. Dante descobre também que Beatrice foi morta por vingança, por Dante se envolver com uma pobre que se ofereceu para que o marido fosse libertado, em uma de suas ações desastrosas. Enquanto isso, a alma de Beatrice vai sendo atormentada por satã, até conseguir transformá-la no capeta e ser salva por Dante, que lutará contra Lúcifer para voltar a Terra.

Se o visual do game é até caprichado e cheio de efeitos visuais, não se pode dizer o mesmo da animação, feita de maneira tradicional e com cara de que foi produzida nas carreiras. O visual do personagem muda o tempo todo, revelando um descuido bizarro da produção. A trama avança muito rápido, com cortes bruscos, sem muito desenvolvimento. Dante, aliás, mata o tempo todo quem já está morto, o que é de certa forma desinteressante de acompanhar - sofra com os diálogos e com a ideia de sua cruz salvadora, um presente de Beatrice, que com ela Dante tem a possibilidade de libertar as almas dos mortos, mas isso tem pouco ou nenhum valor dramático.

No final, o filme só vale como passaporte para quem tem interesse no game e pelos cenários, cada um mais estranho e bizarro que o outro, mas todos muito originais e diferentes entre si. Havia rumores de que o game seria adaptado para os cinemas, dirigido por Fede Alvarez, de A morte do demônio, com produção da Universal. Com a chegada de Warcraft, quem sabe, os games não se tornem fontes de ideias lucrativas para adaptações cinematográficas, assim como os quadrinhos se tornaram na última década.  

Cotação: 1/5

A animação está disponível no youtube



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...