sábado, 6 de dezembro de 2014

Top 10 - 10 criativos teasers de filmes




Embora na teoria teaser e trailer sejam a mesma coisa, na prática se percebe que o conceito do teaser vem se distanciando e se diferenciando cada vez mais do de trailer. Um trailer é um grande comercial de um filme que será exibido nos cinemas num futuro próximo, com 2 minutos e 30 segundos ou mais, que pode ter ou não uma trilha sonora desvinculada da trilha do filme. Claro, há os trailers estendidos que são maiores e um dos melhores exemplos disso é o trailer de Titanic, lançado no começo de 1997 quando o filme tinha previsão de estreia na temporada de verão norte americano do mesmo ano e acabou estreando no inverno - trailer este que tinha mais de 5 minutos de duração. Geralmente as cenas mostradas no trailer estarão no filme, a menos que antes da estreia existam mudanças na montagem, seja por decisões do diretor ou de estúdio, onde se percebe que o filme ainda não está pronto para estrear. 



O teaser em geral (não é uma regra, como veremos abaixo) tem duração menor (até 1 minuto ou 1 minuto e 30 segundos, por exemplo), como um comercial de TV, e pode ou não trazer cenas dos filmes ou brincar com as ideias contidas nele, como no caso de Poltergeist (1982), Terminator 2 (1991) e Transformers (2007). O teaser, na maioria das vezes, é usado como um aperitivo para trailers que serão lançados posteriormente (os exemplos mais recente são os teasers de Jurassic World e de Terminator: Genêsis, que foram divulgados na internet para criar expectativas para os trailers lançados em seguida), e para atrair a atenção criando um mistério em torno do filme e burburinhos nos meios de comunicação. Podem servir também para testes de CGI, para os chamados "vídeos virais", para testes de recepção de público e como veículo de divulgação prévia de trailer e de filme na internet e televisão. 

Confira a seguir uma lista de teasers criativos feitos para grandes produções de Hollywood.



Poltergeist (1982)

O teaser foi feito como um pequeno documentário, com depoimentos sobre o fenômeno e imagens fotográficas do filme, misturando ficção e realidade.



Homem Aranha (2002)

Após um assalto a banco, um grupo de ladrões fogem num helicóptero, mas acabam presos em uma teia ligando as torres do World Trade Center. A cena não está no filme e foi filmada apenas para divulgação. Depois dos atentados de 11 de setembro, o teaser foi retirado do material de divulgação do filme.



O exterminador do futuro 2 - O julgamento final (1991)

O teaser traz cenas que não estão no filme, e nos mostra o processo de fabricação de um androide modelo T-800, finalizando com uma das frases mais famosas do cinema.



O dia depois do amanhã (2004)

Aqui se mistura cenas reais e finalmente cenas do filme, recortadas e entrelaçadas como imagens de arquivo e de câmeras amadoras.




Transformers (2007)

Para o filme de Michael Bay, um teaser envolvendo uma missão a Marte que encontra algo por lá.



Super 8 (2011)

O teaser cria mistério acerca da criatura do filme, colando uma das sequências de ação retiradas do filme envolvendo um acidente de trem.



Godzilla (2014)

Esse é um dos casos em que a prévia é superior a todo o filme. O teaser criou expectativas que não foram correspondidas em um filme de resultado mediano. De qualquer forma, cumpriu o objetivo de instigar o público.



Godzilla (1998)

Tão ruim quanto o filme, o teaser foi especialmente filmado para divulgação, com a cena não aparecendo no longa metragem. Mas não deixa de ser criativo - uma forma de dar ao público uma noção do tamanho da criatura, maior que um dos maiores predadores que já andou pela Terra.



Independence Day (1996)

Mais um filme do Roland Emmerich. Aqui, tem-se a noção da dimensão das naves alienígenas e de seu poder de destruição. Efeitos sonoros toscos, nada mais anos 90.



Jurassic Park (1993)

Outro teaser que não traz cenas do filme, mas sintetiza a ideia por trás do que será visto nele. 




Um comentário:

  1. Post muito legal! Nota 10!

    O teaser do Jurassic park, hauhaua, que coisa 90´s feelings. AMEI

    Os teasers são muito bons, vão alimentando a vontade de ver o filme, mas são bem perigosos, pois expectativas muito altas podem ser frustrantes quando assistimos o resultado final... cof cof, Suckerpunch, cof, cof...

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...