sexta-feira, 17 de abril de 2015

Devido a um rapaz - 2002



Por Jason

Vincent é um jovem bonito, ama sua namorada Noemie, é adorado pelos pais, tem um irmão problemático, e é uma referência no colégio por ser bom aluno e bom nos esportes. O problema é que Vincent esconde uma mentira: ele é homossexual e não sabe ainda como lidar com isso. Mantém um caso com um jovem rapaz que o trata mal, o ignora e se mantém distante, praticamente usando-o apenas para o sexo. Com a chegada de um novato, Benjamin, Vincent acaba sendo tirado do armário a força. É a partir daí que sua vida muda completamente. Para pior.

Os colegas veem Vincent se encontrar com Benjamin e espalham o boato. Todos no colégio acabam descobrindo sobre a sexualidade de Vincent e passam a hostilizá-lo de todas as maneiras, nos vestiários, no pátio, nos treinos, o menino é agredido verbalmente e até fisicamente. Os pais descobrem sua condição e não sabem como lidar com a situação. A diretoria também não e os professores se esquivam. O professor de educação física não é a pessoa mais indicada para conversar com ele, e ordena que se concentre nos esportes. Ele afasta seu melhor amigo, a namorada tenta ajudar e sua vida vira uma bagunça.

O filme cumpre bem sua ideia de mostrar os problemas e dilemas enfrentados por um adolescente homossexual. É simples e trata a situação de maneira natural. O protagonista é bem desenvolvido e o ator principal o defende bem em sua jornada de auto descoberta e sua tentativa de colocar as coisas nos eixos, dando um final feliz. Os problemas são outros. Personagens secundários são figuras de papel (o Benjamin é um deles), sem desenvolvimento e muitos saem do nada para lugar nenhum (note o personagem professor de literatura). Por fim, o filme é tão compacto que se apressa ao final, no terceiro ato, para fechar, resolvendo situações mais diversas das maneiras mais absurdas, como o colega preconceituoso e muda de atitude de uma hora para outra. Vale, contudo, para notar como os filmes europeus e a televisão - é um telefilme - oferece um bom tratamento ao tema.

Cotação: 2/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Sugestões? Críticas? Essa é a sua chance de dar a sua opinião porque ela é muito importante para nós! Seja educado e cortês, tenha respeito pelo próximo e por nós, e nada de ofensas, tá? Esse é um espaço democrático, mas comentários ofensivos serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...